top of page
TESTES
E ENSAIOS 
Lines.png

Vários ensaios são recomendados para a verificação / liberação de operação de circuitos novos e usados. 

 

O ensaio mais realizado ainda hoje, em circuitos de média tensão, é o ensaio de tensão aplicável em DC ou Hipot. D.C. . Esse ensaio está previsto em norma, tanto para uso em cabos novos, como para cabos em operação. A grande vantagem dele é que é um ensaio normalizado, relativamente simples de ser realizado e barato. Caso os valores obtidos de corrente de fuga observados neste ensaio forem registrados ao longo do tempo é possível acompanhar a evolução do circuito e isso ajudaria na tomada de decisão sobre as condições do mesmo ao longo de sua vida. Esse registro também pode auxiliar e muito sobre quais outros ensaios ou ações podem ou devem ser realizados no circuito numa eventual necessidade.  

Atualmente outros ensaios passaram a ser mais requisitados para circuitos de MT e AT. 

 

Devido à disponibilidade cada vez maior de equipamentos mais sofisticados, mais acessíveis economicamente, aliada a capacidade de avaliação real das condições dos cabos vários testes ganharam a preferências de técnicos e operadores do setor. 

 

Testes como VLF e Tangente Delta, entre outros são mais usuais e recomendados conforme cada situação. 

 

De outro modo para sistemas de alta tensão os testes mais utilizados estão listados nas normas internacionais IEC62067 e IEC 60840.

Nessas normas e na grande maioria dos casos são realizados ensaios antes e após a instalação dos mesmos, visando confirmar as condições reais dos mesmos para operação.

 

A maioria desses testes, tanto destinados a sistema de alta tensão como de média tensão, além de outros não listados abaixo.  Podem ser realizados pela DCAC conforme acerto comercial e técnicos específicos de cada obra. Esses ensaios envolvem deslocamento de equipamentos, pessoal além de custos indiretos, por esse motivo devem ser cuidadosamente alinhados entre as partes. 

DCAC Alta e Média Tensão
DCAC Alta e Média Tensão

Caso necessite de avaliação ou orçamento dos mesmos entre em contato.

Ensaio 

 

A DCAC realiza a maioria dos testes aplicáveis a redes Isoladas de alta e média tensão. 

Entre os diversos ensaios relacionamos os mais comumente solicitados são:

• Teste elétrico para verificação de integridade da capa externa de cabos. (Tensão aplicada DC). 

• Verificação da resistência de isolamento de cabos a 5 KV a 100 kV. (Tensão aplicada*e outros mais sofisticados **). 

• Ensaios de tangente delta: 

• Ensaios de descargas parciais:

• Ensaios de reflectometria no domínio do tempo:

• Tensão aplicada, tanto para capa quanto para os isolamentos:

• IEEE400.2  (400.2-2013 – IEEE) Guide for Field Testing of Shielded Power Cable Systems Using Very Low Frequency (VLF) (less than 1 Hz)

• IEC 60060-1 :

• Termovisão (Onde aplicável e possível): 

 

As realizações de vários desses testes dependem das condições específicas do sistema. m ser realizados pela DCAC em conjunto com as empresas coligadas sempre dependendo da situação e condições apresentadas. 

*Testes de tensão aplicados aos isolamentos são indicados tanto por normas nacionais, como por normas internacionais. Grandes instituições, como o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e e o IEC (International Electrotechnical Commission), incorporaram a prática de tensões em baixas frequências (VLF) em suas normas e guias. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por outro lado, ainda não o fez.  

**Os testes de tensão aplicada monitorados (MWT-VLF) são o estado da arte no diagnóstico de cabos com foco em manutenção preventiva. Dentre os parâmetros que podem ser monitorados durante os ensaios destacam-se o fator de dissipação (Tangente Delta) e em alguns equipamento a verificação de descargas parciais. Os testes de tensão aplicada monitorados ainda não são uma realidade no nosso mercado, mas um ponto a ser alcançado.

**Possível também nos cabos com fibra optica incorporados uma avaliação e acompanhamento em tempo real do desempenho deles (via fibra ótica). 

Resumo sobre MWT-VLF (FULL MWT_VLF).

Com o testador e o dispositivo de diagnóstico combinados VLF e outros equipamentos você pode medir perdas dielétricas e testar o cabo quanto a descargas parciais durante o teste do cabo VLF. Ou seja a designação MWT – VLF é considerada Full MWT quando você tem os testes sendo realizados ao mesmo tempo com uma onda senoidal real. 

Essa combinação de métodos é chamada Full MWT ou MWT total e fornece significativamente mais informações do que o teste de cabo sozinho.

  • Linkedin
  • INSTAGRAM DCAC
  • FACEBOOK dcac

R. Paschoal Ganéo, 658 - Centro

Santa Cruz da Conceição - SP, 13625-000

2ª a 6ª feira  |  Das 8:00 as 17:00

DCAC Alta e Média Tensão

© Todos os direitos reservados  | 2019 criado por EACM360

Raychem e TE são marcas registradas da TE Connectivity

bottom of page